search
top

Projeto Lectionautas capacita jovens em Guarapuava

Projeto Lectionautas capacita jovens em Guarapuava

Cidade paranaense reuniu mais 100 jovens em encontro marcado por muita união, alegria e interesse por estudar a metodologia da Lectio Divina para orar e vivenciar a Palavra de Deus.

 

Mais de 100 jovens, entre catequistas, crismandos e seminaristas, de 21 paróquias da Diocese de Guarapuava, participaram do Encontro de Capacitação do projeto Lectionautas, que aconteceu de 16 a 18 de maio, na Casa de Líderes, em Guarapuava (PR). União, alegria e comunhão marcaram a capacitação da cidade paranaense. Além disso, os jovens, em média com 15 anos de idade, mostraram-se atentos ao aprendizado da metodologia da Lectio Divina e dispostos a orar e vivenciar a Palavra de Deus. Mais do que isso: a transmitir a outros jovens tudo o que aprenderam por lá. “Aprendi que posso levar para outros jovens o que lemos na parábola do Semeador, onde diz: ‘prepara um terreno bom’. Se estou preparando um terreno bom, posso ajudar os outros a serem luz”, concluiu Lucas da Silva Almeida, participante do encontro.

Satisfeita com os resultados alcançados, Ivete Kramer, coordenadora da Pastoral Catequética do Crisma de Guarapuava, destaca justamente o fato de que os participantes compreenderam o papel que deverão desempenhar de agentes multiplicadores. “Eles estão saindo daqui com um projeto para divulgar. Estão se articulando para ajudar as paróquias que não puderam participar. Eles conseguiram contextualizar a Palavra de Deus para o ‘hoje’ deles”, celebrou ela.

Para Padre Décio José Walker, assessor da Comissão de Animação Bíblico-catequética da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e coordenador do projeto Lectionautas, a edição de Guarapuava foi bem-sucedida e bastante proveitosa. “Os jovens compreenderam rápido a metodologia, entenderam que esse é um programa para eles, e se mostraram dispostos a levar adiante o projeto”, avaliou com alegria, lembrando que o Lectionautas foi pensado especialmente na juventude e está alinhado com ela, com seus anseios e formas de se comunicar. Tanto isso é verdade que o projeto tem como principal forma de disseminar as leituras orantes a Internet. Por meio do site www.lectionautas.com.br ou da página do Facebook Lectionautas Brasil, é possível acompanhar as Lectio Divinas e fazer a leitura orante da Palavra de Deus.

O projeto

Desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas Unidades (SBU) em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o projeto Lectionautas é baseado no método Lectio Divina, leitura orante da Bíblia, e utiliza a Internet como principal meio de comunicação com o jovem. A leitura orante é uma prática dos cristãos, adotada desde os primeiros séculos. Adaptado para atender o público jovem, o método da Lectio Divina tem o objetivo de promover a comunhão com Deus a partir de quatro passos: leitura, meditação, oração e contemplação-ação. A difusão do projeto Lectionautas acontece por meio de encontros de capacitação da leitura orante da Bíblia, desde 2010.

 

One Response to “Projeto Lectionautas capacita jovens em Guarapuava”

  1. Eu não conhecia este método embora já leio a bíblia e a medito a anos sou catequista a mais de 26 anos mas este método vai me ajudar ainda mais e vou poder apresenta-lo ao meu grupo de oração em familia.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top