search
top

Esperar o Messias que se dá no banquete

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Evangelho: Mateus 15, 29-37

 

“Jesus saiu dali e foi até o lago da Galileia. Depois subiu um monte e sentou-se ali. E foram até Jesus grandes multidões levando coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes, que eram colocados aos seus pés. E ele curou todos. O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam. E todo o povo louvou ao Deus de Israel.

Jesus chamou os seus discípulos e disse:

— Estou com pena dessa gente porque já faz três dias que eles estão comigo e não têm nada para comer. Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.

Os discípulos perguntaram:

— Como vamos encontrar, neste lugar deserto, comida que dê para toda essa gente?

— Quantos pães vocês têm? — perguntou Jesus.

— Sete pães e alguns peixinhos! — responderam eles.

Aí Jesus mandou o povo sentar-se no chão. Depois pegou os sete pães e os peixes e deu graças a Deus. Então os partiu e os entregou aos discípulos, e eles os distribuíram ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos; e os discípulos ainda encheram sete cestos com os pedaços que sobraram.”

 

Reflexão:

Na oração de hoje, vamos pedir ao Pai por Jesus o dom da gratidão e da vigilância cuidadosa.

A primeira leitura (Is 25, 6-10a) apresenta-nos uma bela imagem do banquete messiânico – “Nele haverá as melhores comidas e os vinhos mais finos. E ali ele acabará com a nuvem de tristeza e de choro que cobre todas as nações.” Os que experimentam essa ação de Deus proclamam: “Ele é o Senhor, e nós confiamos nele.”

No Evangelho, Jesus faz muitos sinais que restaura a vida das pessoas. “O povo ficou admirado quando viu que os mudos falavam, os aleijados estavam curados, os coxos andavam e os cegos enxergavam.” Neste momento, dialogar com Ele, fazer memória da própria vida:

- Quais os sinais o Senhor tem feito em mim e ao meu redor, gerando mais vida?

- Tenho sido capaz de perceber e reconhecer as restaurações que Ele opera?

Deixar que surja no coração o louvor que surgiu no coração do povo.

O povo celebra a vida, mas Jesus percebe nele a necessidade que vai além, a fome e a fragilidade. “Não quero mandá-los embora com fome, pois poderiam cair de fraqueza pelo caminho.”

- Senhor, o que Você percebe em mim? Como me vê? Como vê nossa comunidade? E nosso povo?

banquete-messianicoO banquete que Jesus, como o Messias, prepara é dando a Si mesmo, Sua própria vida, Seu Corpo e Sangue. Assim sacia o povo. Mas pede que coloquemos o que temos.

- O que são meus/nossos pães e peixinhos que somos convocados a colocar hoje?

No Advento, celebramos a vinda do Messias, Desse que dá a si mesmo e satisfaz. Nessa primeira semana, é-nos pedida a atitude da atenção vigilante. Como a tenho vivido? Em que ela me ajuda a perceber com gratidão os sinais de vida e a unir-me à entrega do Senhor nas “fomes” que vivencio e encontro?

Peçamos a Maria que nos leve da mão e nos ensine essa atitude que ela mesma praticou com esmero.

 

Tania Pulier, jornalista e teóloga, membro da CVX Cardoner e da Família Missionária Verbum Dei

2 Responses to “Esperar o Messias que se dá no banquete”

  1. Maria Edilva da Silva disse:

    Palavras linda de Deus..Quem divide o pão com os irmãos devide a almas…Deus disse eu sou o pão vida quem come do meu pão viverá eternamente…Deus é a nossa luz.

  2. Bianca disse:

    Sou católica e não conhecia as orações da lectio divina estou ajoelháda e orando e louvando ao meu Deus. Passanão por um momento difícil em minha vida mas Deus vem me mostrando a cada dia o caminho que devo seguir.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top