search
top

Jesus exulta no Espírito Santo

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Leitura: Lucas 10, 21-24

Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: ’Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.’ Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: ’Felizes os olhos que vêem o que vós vedes! Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.’

 

ORAÇÃO

Esta passagem de Lucas tem uma beleza especial, pois trata da intimidade da Trindade Santa e o convite, feito pelo próprio Cristo a cada um de nós, de também participarmos desta unidade.

A sintonia da Trindade se manifesta logo no início do texto, quando “Jesus exultou no Espírito Santo e disse: ‘Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra…” Fico imaginando esta conversa de Jesus com o Pai. Imagino que esta, como todas as suas conversas com Deus, tenha sido uma conversa próxima, íntima, de um filho que tem certeza de estar sendo ouvido e acolhido pelo seu pai.

Cristo nos convida a fazermos parte desta unidade… Inclusive nos dá a dica de como nos tornarmos íntimos dele e do Pai:  que deixemos de lado nossa crença de que somos sábios e inteligentes e nos tornemos pequenos…

Entendo que Jesus não tenha nada contra a sabedoria e a inteligência… Mas penso que Ele diz isso porque conhece profundamente a nossa condição humana, que se arvora a ser autossuficiente e pretensiosa na sua sabedoria e desdenha a condição humilde de quem reconhece que tem muito a aprender. E que, nessa ilusão, perdemos a grande oportunidade de nos tornarmos menos moucos e cegos à Sua Palavra.

“Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo, e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo, e não puderam ouvir.” Cristo nos dá a oportunidade de ver e ouvir o que muitos jamais poderão.

Neste dia de hoje, vimos lhe pedir, Pai de amor e de bondade, que nos faça sempre pequeninos e, assim, desejosos dos seus ensinamentos, desse alimento da alma que é Sua Palavra.

E lhe agradecemos, Jesus, seu convite de proximidade, suplicando que nos  envie seu Santo Espírito a fim de que consigamos permanecer aconchegados à Trindade, como aqueles a quem o Pai quis se revelar através do seu Filho.

 

Maria Luzia de Moraes Fonseca, Família Verbum Dei de Belo Horizonte

 

One Response to “Jesus exulta no Espírito Santo”

  1. Maria Edilva da Silva disse:

    Eu sou uma serva de Deus..eu vivo para o pai ele é meu refúgio…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top