search
top

“O Pai é maior”

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Leitura: João 14, 27-31a

Jesus disse:

— Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo. Vocês ouviram o que eu disse: “Eu vou, mas voltarei para ficar com vocês.” Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Digo isso agora, antes que essas coisas aconteçam, para que, quando acontecerem, vocês creiam. Não posso continuar a falar com vocês por muito tempo, pois está chegando aquele que manda neste mundo. Ele não tem poder sobre mim; mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que ele manda.

Oração:

O evangelista João traz um grande discurso de Jesus antes da Paixão. Nele, o evangelista retoma tudo que de mais importante Jesus de algum modo quis deixar claro para seus amigos logo antes de morrer. Percebo em Jesus uma urgência. Ele, que ensinava pelo caminho e instruía com parábolas, decide falar claramente. Na oração, devo perguntar-me: Senhor, que é aquilo que o Senhor deseja que eu compreenda logo? Que é aquilo que o Senhor deseja que eu entenda depressa? Qual parte do seu amor o Senhor quer que eu saboreie hoje, imediatamente?

“Não fiquem aflitos, nem tenham medo”. Jesus sabe que o que vão viver dali a algumas horas será difícil. Será doloroso sobretudo para ele próprio. Ele sabe que seus amigos só entenderão tudo depois, bem depois. Só entenderão tudo quando ele tiver voltado. Só entenderão quando o Espírito lhes recordar. Por isso os adverte. Deus sabe que também eu demoro a entender. Eu também levo tempo para compreender que, apesar de tudo, Deus está presente. Demoro a perceber que, apesar das dores, dos sofrimentos, das tristezas, das angústias, a vida não termina porque o Amor a garante. Porque me conhece e sabe que eu demoro a compreender sua Vida em mim, Ele diz também a mim: “Não fique aflito, nem tenha medo”.

“Se vocês me amassem, ficariam alegres, sabendo que vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu”. Jesus sabia aonde ia, para onde retornava. Por isso, apesar da dor, dizia que os discípulos, ao invés de tristeza, deveriam se alegrar. Peço ao Espírito que ilumine meu caminho, minha mente e meu coração, a fim de que eu consiga ver aonde devo ir sempre: ao Pai, que é maior que Jesus e certamente bem maior que eu. A vida dá medo quando estamos acompanhados por iguais, quando parece que Deus é só mais um ao lado, alguém que também pode ser derrubado, abatido, silenciado. Peçamos que o Espírito aja e nos recorde que o Pai é maior. Não é ao lado de alguém igual que caminhamos. Não. Na vida daqui e na de lá estamos acolhidos por Alguém beeeem maior!

“O mundo precisa saber que eu amo o Pai”. A vida de qualquer discípulo está recheada de cruzes. Aceitar o convite ao seguimento é também se dispor a abraçar as dificuldades. Se não tivermos fresca na mente a razão de nossa caminhada, questionaremos cada pedra e preferiremos não seguir mais. Peçamos ao Espírito que nos lembre também das razões do nosso seguimento. Quando enxergamos quem seguimos, conseguimos dizer, com ele: “O mundo precisa saber que eu amo o Pai”. Senhor, parece realmente que o mundo precisa saber que O amamos. Parece que precisam saber que amamos Alguém maior… Ajude-nos a demonstrar nosso amor de filhos tão pequenos!

João Gustavo H. M. Fonseca, Família Verbum Dei de Belo Horizonte

5 Responses to ““O Pai é maior””

  1. Marise Miranda disse:

    O amor de Deus é bem maior que minhas aflições.
    O Filho me diz: Eu vos deixo a minha paz, a minha paz eu vê-lo a dou.
    Obrigada Senhor por Teu amor,obrigada Jesus.

  2. Francisco Leonete Santos de Lima disse:

    Obrigadi nos esclarecer a palava de Jesus. Ameme

  3. Senhor ajude nós a entender o amor de deus por por nós como filhos.

  4. Teresa disse:

    Um bom auxilio para nos aproximarmos diariamente do Pai, refletindo, sentindo e vivendo sua palavra.

  5. Ana lemos da Silva disse:

    Amém eu ore a Deus

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top