search
top

A coragem do testemunho (LC 21, 12 – 19)

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Mas, antes de acontecer tudo isso, vocês serão presos e perseguidos. Vocês serão entregues para serem julgados nas sinagogas e depois serão jogados na cadeia. Por serem meus seguidores, vocês serão levados aos reis e aos governadores para serem julgados. E isso dará oportunidade a vocês para Resolvam. Resolvam desde já que não vão ficar preocupados, antes da hora, com o que dirão para se defender. Porque eu lhes darei palavras e sabedoria que os seus inimigos não poderão resistir, nem negar. Vocês serão entregues às autoridades pelos seus próprios pais, irmãos, parentes e amigos, e alguns de vocês serão mortos. Todos odiarão vocês por serem meus seguidores. Mas nem um fio de cabelo de vocês será perdido. Fiquem firmes, pois assim vocês serão salvos.

Resultado de imagem para LC 21, 12 – 19

A relação entre Deus e os homens continua através dos discípulos, que devem prosseguir a missão de Jesus através do testemunho.

O convite da oração de hoje é ao testemunho. Somos chamados a sermos continuadores da missão de Jesus, a dar testemunho dele. Ele quer que estejamos convencidos da sua presença em nossa vida, que sua presença nos capacita para encarar as adversidades e nos da força para ver os nossos problemas como oportunidade para testemunhar a nossa fé.

Só somos capazes de dar testemunho daquilo que vimos e ouvimos. Testemunhar com a nossa vida o que vimos e ouvimos de Jesus. Ele disse que veio dar testemunho da verdade, que todos os que fossem da verdade iam ouvir a sua voz. (JO 18:37) Essas palavras ecoam no meu coração, Eu tenho ouvido a voz de Jesus?

Das muitas coisas que me chamam a atenção na vida de Jesus, uma que me salta aos olhos na oração de hoje, é a capacidade que ele tem de lidar com a realidade independente de como ela se apresenta, de resistir às tentações, de não se deixar levar por elas, por isso ele fala com tanta propriedade. Creio que esse seja o nosso maior desfio…

Somos sempre tentados a buscar o caminho mais fácil. Por isso encontramos tanta dificuldade principalmente quando estamos bem intencionados, e olha que se não formos persistentes não conseguimos chegar ao objetivo desejado, nos perdemos pelo caminho. Jesus nos diz hoje que devemos ficar tranquilos por que não estamos sós, que isso tudo é normal; que precisamos entender que se houver compromisso com as coisas do Reino, certamente haverá perseguição, mas saberemos como nos desvencilhar delas. Nem sempre entendemos os propósitos de Deus, mas a fé não e para ser entendida, mas para aceitar e se comprometer com ela.

Creio que o maior testemunho que podemos dar é sermos agradecidos, agradecer por tudo o que o Senhor nos dá. Agradecer é reconhecer que ele é o Senhor da nossa vida; que é ele quem provê a nossa vida.

Peçamos a Trindade Santa que nos conceda a graça de permanecermos firmes para ganhamos a vida. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era, no princípio, agora e sempre. Amém

Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte MG

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top