search
top

A Palavra da vida (JO 1,1-18)

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la. Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz, a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas. A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles. A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai. João disse o seguinte a respeito de Jesus: Este é aquele de quem eu disse: “Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia.” Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.

Resultado de imagem para joao 1 1-18

A palavra é a sabedoria de Deus vislumbrada nas maravilhas do mundo e no desenrolar da história.

O convite da oração de hoje é ao júbilo (alegria extrema), ao agradecimento,  GRATIDÃO a Deus não só por tudo que vivemos nesse ano de 2018, mas pela sua infinita misericórdia, por derramar o seu amor sobre nós: “A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas.” Obrigado Senhor..! O final do ano é um tempo favorável para a reflexão, momento de rever tudo o que vivemos até aqui e projetar o futuro, o próximo ano. Tem uma frase que me chamou muito a atenção nesses dias e que vai de encontro com essa ideia: “Aquele que não luta pelo futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier”…

Assim como Deus enviou os profetas de outrora para lutarem para a libertação do povo da escravidão do Egito, Ele continua agindo através da história. A notícia do nascimento chega primeiro aos pastores, a aqueles que não tinham nem voz e nem vez, que eram totalmente marginalizados pela sociedade da época, pobres e humildes. Como podemos entender isso? Somente se sairmos da arrogância e nos rebaixarmos seremos capazes de entender o evangelho de hoje que chega a ser desconcertante.., como um Deus pode vir ao mundo tão pobre dessa maneira? De fato, é preciso nos abstrair dos nossos valores para compreender a potência na impotência, ele veio como um de nós para nos resgatar, para nos mostrar que é possível encontrar um sentido para a nossa vida, por que ele está no meio de nós.

Ele veio e se fez carne, por que ele sabe da nossa maior necessidade, o maior desejo do nosso coração, do nosso ser, o que necessitamos profundamente como o ar que respiramos é do amor de Deus. Creio que é justamente por isso, pela sua infinita misericórdia que ele se fez carne e habitou entre nós para que não nos falte à vida; quando saímos do egoísmo da agitação do mundo e nos abrimos a ele…

Ele está no meio de nós, mas é preciso ter cuidado, isso não nos basta, se não nos abrimos a ele nós podemos não acolhe-lo em nosso coração, é ai que se dá a nossa resposta de conversão; precisamos acolher, portanto, precisamos nos rebaixar para aceitar a glória de Deus pequenino. Como o próprio texto nos diz: “Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus”. Aceitar, nos da à capacidade dos filhos de Deus.

“Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela”. Nós fomos criados para partilhar a própria vida e felicidade de Deus, é disso que precisamos, que nesse novo ano que se inicia possamos recobrar essa consciência:  “Senhor, a tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho.” SL 119 – 105

Que Maria nossa mãe nos conduza a abrir o nosso coração para a misericórdia e nos ajude a nos tornar solidários para assim poder contemplar Deus na sua pequenez, que revela a sua grandiosidade. Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal. Amém.

Queridos (a) leitores, eu quero agradecer a oportunidade de poder partilhar as minhas orações com vocês. Desejo a todos um feliz ano novo e que a oração com a palavra seja sempre a base de suas vidas. Forte abraço!

Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte MG.

4 Responses to “A Palavra da vida (JO 1,1-18)”

  1. Roberlei Alves Bertucci disse:

    Querido Agostinho, obrigado pelas orações partilhadas e que nos ajudaram a viver mais o Evangelho! Que o Senhor retribua com Seu amor. Um feliz 2019!

  2. MARIA DE LOURDES MUNHOZ disse:

    Através de seus comentários,
    Sinto-me mais próxima de Deus…
    Obrigada.

  3. Jacy Pedro Milanezi disse:

    Gostei muito da palavra de hoje. Minha fé foi fortalecida.

  4. Clarice disse:

    Suas palavras facilitam a compreensão da PALAVRA, a proximidade com o CRIADOR e o SALVADOR através da intimidade com o ESPÍRITO SANTO. Obrigada por tudo. Oremos uns pelos outros. Um feliz e Santo Ano Novo, ou melhor: FELIZ E SANTO ANO TODO!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top