search
top

A visita de Maria

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Leitura: Lc 1, 39-45

Alguns dias depois, Maria se aprontou e foi depressa para uma cidade que ficava na região montanhosa da Judeia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu na barriga dela. Então, cheia de poder do Espírito Santo, Isabel disse bem alto:

            _ Você é a mais abençoada de todas as mulheres, e a criança que você vai ter é abençoada também! Quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar?! Quando ouvi você me cumprimentar, a criança ficou alegre e se mexeu dentro da minha barriga. Você é abençoada, pois acredita que vai acontecer o que o Senhor lhe disse.

Reflexão:

A leitura de hoje nos traz a alegre visita de Maria. Ela nos traz o Filho de Deus!

Em tempos de relações fluídas, vivemos freneticamente e não percebemos o quanto uma ação ou uma palavra pode alegrar ou causar tristeza. Lançamos palavras ao vento sem nos preocupar como atingirão os outros; agimos da mesma maneira despreocupados com as consequências.

Nessa passagem, percebemos o cuidado e a atenção de Maria para com Isabel. Já idosa, Isabel estava grávida e Maria, também grávida, não mediu esforços enfrentou um percurso longo, certamente difícil considerando as condições de transporte daquela época e condições naturais daquela região. Mas Maria fez questão de ESTAR com Isabel, fez questão de levar a alegria da BOA NOVA, o SALVADOR!

Reflitamos com cuidado sobre os nossos gestos, as nossas palavras.

Estou atento às minhas ações e palavras? Como estou me relacionando com as pessoas? Como tenho cuidado dessas relações?

Às vezes, mergulhados na agitação de final de ano, envolvidos pelo cansaço próprio dessa época, deixamos de zelar pelos nossos irmãos.

Diante de nossas limitações, o Salvador quer nos visitar. Deus, em sua infinita misericórdia, quer fazer presente o seu Filho amado na vida de cada um de nós. Ele deseja profundamente fazer parte, estar conosco, acolhendo tudo o que somos e gerar em nós a esperança. Maria, obediente, traz em seu ventre o próprio AMOR. Jesus nos ensina a amar integralmente.

Que possamos acolher com alegria a boa nova, receber a visita de Maria e vibrar na mesma sintonia de Isabel. Senhor Deus, receba também o que somos e que nesse Natal possamos passar a uma vida nova, desfazendo-nos daquilo que nos impede de amar mais e melhor. A exemplo de Maria possamos nos fazer PRESENTES na vida dos nossos irmãos.  Amém.

Norma Parreiras da Silva – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top