search
top

As condições para ser seguidor de Jesus (LC 14,25-33)

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Certa vez uma grande multidão estava acompanhando Jesus. Ele virou-se para eles e disse: Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo. Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhar. Se um de vocês quer construir uma torre, primeiro senta e calcula quanto vai custar, para ver se o dinheiro dá. Se não fizer isso, ele consegue colocar os alicerces, mas não pode terminar a construção. Aí todos os que virem o que aconteceu vão caçoar dele, dizendo: “Este homem começou a construir, mas não pôde terminar!” Se um rei que tem dez mil soldados vai partir para combater outro que vem contra ele com vinte mil, ele senta primeiro e vê se está bastante forte para enfrentar o outro. Se não fizer isso, acabará precisando mandar mensageiros ao outro rei, enquanto este ainda estiver longe, para combinar condições de paz. Jesus terminou, dizendo: Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem.

Resultado de imagem para As condições para ser seguidor de Jesus

 Seguir a Jesus e continuar o seu projeto é viver um clima novo na relação com as pessoas, com as coisas materiais e consigo mesmo.

Realmente seu projeto de vida me fascina! Podemos iniciar a oração de hoje com uma pergunta: Queremos ou não ser discípulos de Jesus..? Jesus nos instrui em relação ao seguimento assim como fez com a multidão que o acompanhava, ou seja, deixou claro que o seguimento é uma questão de foco, de escolha livre e consciente, mas pra valer mesmo precisa ser de maneira radical e definitiva, priorizando aquilo que realmente é essencial, o discipulado… O discípulo é aquele que recebe disciplina ou instrução de outra pessoa; aluno. Que segue as ideias ou imita os exemplos de outro.  Eu tenho me deixado instruir por Jesus, tenho seguido suas ideias e imitado os seus exemplos? Os discípulos de Jesus são todo aquele que propaga os seus ensinamentos através do testemunho de vida e dá continuidade ao seu projeto.

É aquele que é livre e o ama sobre todas as coisas. Para isso é necessário o desprendimento, desapego e muita disposição; ele nos atrai, nos convida a viver de maneira diferente como nunca vivemos, o discipulado é feito a partir da aceitação das nossas limitações da nossa condição humana, do meio em que vivemos, somos chamados a abraçar tudo o que somos e o que temos para segui-lo, deixando-nos transformar por ele; seguindo o exemplo do apostolo Paulo conscientes que é nele que devemos viver, nos mover e existir, deixando que ele viva em nós aprendendo a lógica do reino: relativizando as nossas relações com as pessoas, com os bens materiais e com o mundo…

A nossa vivencia com ele mesmo que seja de forma esporádica nos dará a condição de avaliar as nossas ações para que elas possam ser dignas de um discípulo do Reino, calcular bem, tomar as decisões com segurança (Fé) e assumir as consequências sendo perseverantes.

Senhor ensina-me a andar por seus caminhos, a não trabalhar em vão e nem correr inutilmente! ( Fil 2,12-18) conceda-nos  também mais um pedido: “Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!” ( Sl 26 (27),1. 4. 13-14 (R. 1a)) Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Agostinho Augusto – Família Missionária Verbum Dei – Belo Horizonte – MG.

3 Responses to “As condições para ser seguidor de Jesus (LC 14,25-33)”

  1. Ir. Creuza Maria Anastacio disse:

    Senhor fica comigo, Tu Senhor conhece tudo mim ajude a ser fiel o meu projeto de vida.

  2. Sam disse:

    Senhor, tende misericórdia de mim! Ajuda-me a ser um discípulo fiel.

  3. José Augusto Barbosa dos Santos disse:

    Quero ser seguidor de Jesus.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top