search
top

Dar-se todo (Lc 21, 1-4)

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Naquele tempo: Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. Diante disto, ele disse: ’Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver.’ 

images

Oração:

Pai, Jesus e Espirito Santo, Trindade de amor! Venho mais uma vez me colocar diante de vós, com o coração alegre e agradecido por poder estar convosco, em comunhão através da oração. Me coloco em vossas mãos para que me possas guiar…

Hoje Jesus nos dá um grande ensinamento. Ele nos ensina que a grande oferta a se fazer é a do próprio coração. Foi isso que fez a viúva, quando ofereceu tudo o que tinha. Porque dar o que te sobra não é “compartilhar”, é dar esmola.

Viver como oferenda agradável a Deus, não é nada fácil. Temos que vencer muitos obstáculos, diariamente. Mas talvez o mais difícil deles seja o egoísmo. Como tenho tentado combater esse mal que me aflige? Às vezes podemos cair na tentação de não reconhecer que esse mal não está em nós. Mas precisamos reconhecer e aceitar… porque aquilo que não é assumindo não é salvo.

Me alegra pensar em muitas pessoas que compreenderam o que Jesus disse nesse evangelho de hoje. Pessoas que se entregaram como oferta à Deus e aos homens. Pessoas que entregaram a própria vida… Eu me recordo agora de muitos, Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Vicente de Paulo, Martin Luther king e outros tantos “anônimos” ao redor do mundo.

Inspirados nesses citados acima e também naqueles que você conhece e admira, se faça uma pergunta: O que eu tenho a oferecer para Deus e para a humanidade? O que Ele me chama a ofertar?

Peçamos ao Espirito Santo, que nos guie nessa reflexão… Doce Espirito, hospede de nossa alma, pedimos a tua luz, para que ela ilumine nosso caminho e aqueça nosso coração. Ajude-nos a compreender nossas limitações e assumi-las também… Queremos ouvir o chamado que nos tem a fazer. Queremos aprender a compartilhar, a dar-nos por inteiro, ofertar o nosso próprio coração. Que Maria, mãe oferente sem igual, nos ajude a seguir nesse propósito.

Amém!

Willian M. da Fonseca –Família Missionária Verbum Dei de Belo Horizonte.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top