search
top

Lucas 21,20-28

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Leitura: Lucas 21,20-28

“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete.

Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”

Oração: A libertação está próxima

Logo seremos salvos. Nossa libertação está próxima. Nossa redenção está próxima. E essa libertação, ou redenção, vem consequente ao triunfo do Filho do Homem, elevado em meio à ruína do mundo. Qual é a liberdade que Jesus vem nos apresentar? Para que sejamos libertados, é preciso que algo esteja agora nos amarrando, nos encarcerando. Por que o mundo nos prende? Com que ele nos prende?

Muito precisamos rezar sobre a libertação de que fala Jesus, porque talvez ela não nos seja tão clara. Apesar disso, é claro na Palavra como a libertação é imprescindível para o entendimento de nossa relação com Deus. Desde cedo nosso Deus nos fala de uma promessa, promessa de uma verdade libertadora, que retira as amarras da escravidão, e que põe o povo em pé, em marcha, assim como ocorreu no Velho Testamento. Depois nos envia seu filho, o verbo da verdade libertadora, capaz de superar as trevas e a morte, abrindo caminho à ressurreição daqueles que querem a Palavra.

Ainda que não percebamos com clareza, talvez por estarmos muito conformados com aquilo que somos e temos, há muitas coisas que nos fazem escravos deste mundo, nos afastando de todas as graças que Jesus pode nos oferecer com seu Reino. E Jesus frequentemente nos vem dizer que quer nos redimir, pedindo que nosso primeiro gesto de libertação seja de renúncia e despojamento. É preciso abandonar toda a poluição que o mundo traz à nossa alma para enxergarmos a liberdade dos filhos de Deus.

Ainda que não enxerguemos claramente a verdade do fim dos tempos, é etapa necessária à libertação sabermos que existe uma liberdade maior que aquela com que o mundo nos acostumou. Se entendemos isso, a nossa vida necessariamente é transformada, mirando o tesouro que há no céu. Rezemos a Jesus libertador para que compreendamos cada dia mais a sua mensagem libertadora, de forma a aguardarmos ansiosos e vigilantes a libertação que não tardará.

Marcelo H. Camargos – Família Missonária Verbum Dei de Belo Horizonte/MG

One Response to “Lucas 21,20-28”

  1. Andreza dos santos do nascimento disse:

    Ameiiii a passagem de hoje ,falasobre anossa libertação em Deus em que o filho do homem ira vir para nos libertar e nos redimira para a volta do pai Deus nosso senhor Deus tudo pode tudo crê tudo esperaa.Boa noite

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top