search
top

Mateus 7,21.24-27

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Leitura: Mateus 7,21.24-27

— Não é toda pessoa que me chama de “Senhor, Senhor” que entrará no Reino do Céu, mas somente quem faz a vontade do meu Pai, que está no céu.

— Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída na rocha.

— Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.

Oração

Quando experimentamos a Palavra de Deus, reconhecemos que Jesus é Filho de Deus e Redentor da humanidade. Pela experiência da Palavra, escutamos a voz de Jesus e nosso espírito quer respondê-lo: Senhor, Senhor, eu estou aqui, te ouvindo. O bom Deus nos dá a graça de experimentarmos a Palavra tal como Tomé tocando no corpo do Cristo Ressuscitado, porque a Palavra nos abre os olhos para enxergarmos Jesus diante de nós. O contato com a Palavra incendeia nossa fé, e aí compreendemos e reconhecemos quem é Jesus: Meu Senhor e meu Deus!

Mas Jesus hoje quer nos dizer que essa experiência de fé por si só não basta. Reconhecer Jesus como Nosso Senhor jamais será suficiente. É preciso fazer da fé um movimento, de forma que vivamos de acordo com aquilo que ouvimos Dele. E viver de acordo com a Palavra é o maior desafio do seguimento cristão, porque significa firmeza no propósito de imitar Jesus, na glória e na cruz. Significa disposição para abandonar tudo o que nos afasta do Reino, a fim de mirarmos um tesouro do céu, que frequentemente nos é muito caro e distante. Significa sabedoria para compreendermos o que de fato Jesus quis nos mostrar, quando frequentemente os “cristãos” de nosso tempo se vestem de santos, mas quase nada têm de Jesus.

Reflitamos então: em nosso dia a dia, como podemos viver de acordo com os ensinamentos de Jesus? Essa pergunta precisa ser o norte de nossas vidas. É essa pergunta que sedimenta a rocha sobre a qual construiremos nossa casa. Se a nossa vida se tornou resposta para essa pergunta, então pode vir qualquer tempestade, porque teremos abrigo para nós e para os outros.

 Marcelo H. Camargos – Família Missionária Verbum Dei

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top