search
top

“ O fermento dos fariseus e de Herodes”

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Leitura: Marcos 8, 14-21

Naquele tempo,  os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão.  Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”.  Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?  Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”

Eles responderam: “Doze”.  Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”.  Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

ORAÇÃO

Esta passagem do evangelho de Marcos nos convida à mais uma reflexão sobre o que importa no Reino de Deus.

Os discípulos se esqueceram de levar pães para a barca e ficaram apertados quando se deram conta disso, tiveram medo de Jesus dar uma bronca por causa deste esquecimento.

Mas o que Jesus nos mostra é que, muito diferente de se zangar por terem se esquecido dos pães, Ele se entristeceu por terem se esquecido da essência da Sua Palavra.

Ele disse : “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. E completa: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido?  Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis?”

Faltar pão com o fermento dos homens, não é o problema maior. Inclusive Jesus já tinha multiplicado pães e peixes uma vez, e poderia fazer isso de novo.

Pensando no nosso contexto atual, Jesus  não quer dizer que devamos nos descuidar do alimento do  nosso corpo, do cuidado com nossa saúde, mas sua tristeza era pela  dificuldade que percebia, nos seus próprios discípulos, de entender a essência de sua mensagem. Dificuldade que nós, seus seguidores, muitas vezes temos também.

Jesus nos chama a atenção para o que importa ao seu Reino. Nossa preocupação maior deve ser a essência da Palavra de Deus: entender que importa alimentar o corpo, mas o essencial é que tenhamos um espírito fortalecido pela vivência do Evangelho, pela Sua Palavra.

Precisamos entender a mensagem do Evangelho como um compromisso em ser fermento para o pão da vida, da misericórdia, da justiça, da verdade.  E isso significa ter olhos e ver as condições indignas que muitos hoje vivem, ter ouvidos e ouvir o clamor de irmãos que sofrem. É preciso nos solidarizar diante do sofrimento alheio e repartir alimentos, condições de trabalho, estudo e tudo mais que seja alimento para o corpo e o espírito..

Que nesta manhã, nossa prece à Trindade Santíssima, seja para que o  Espírito Santo de Deus nos inspire para que jamais fechemos nossos olhos e ouvidos aos Seus apelos, sobretudo quando este chamado nos chega pela voz das pessoas que sofrem com as dores do corpo e da alma.

 

Maria Luzia de Moraes Fonseca, Família Verbum Dei de Belo Horizonte

2 Responses to ““ O fermento dos fariseus e de Herodes””

  1. Sempre é bom ter algo de bom para nós auxiliar e no mesmo tempo ajudar nos fortalecer a nossa fé. Obrigado por este conteúdo, Deus abençoe.

  2. Rosimere Mendes Rocha disse:

    Gosto muito das reflexões deste aplicativo porém não dá pra acompanhar diariamente pois vocês não postam
    Hj já é dia 19…parou no dia 17.
    Gostaria que vocês postassem de manhã,logo cedo,se possível
    Muito grata
    Paz e bem

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top