search
top

Sentido completo

Instruções para a oração:
  - Procure fazer silêncio interior e exterior e leia calmamente a passagem (mais de uma vez se for preciso).
  - Pergunte ao Senhor, o que Ele quer lhe dizer através deste texto.
  - Tente perceber qual é o trecho que chama mais sua atenção, que lhe toca mais e detenha-se nele para descobrir o chamado que Deus lhe faz.
  - As perguntas são para colaborar para que a oração seja diálogo com Jesus. Use-as, se achar que podem realmente lhe ajudar.
  - Agradeça a Deus por tudo o que tem lhe dado e peça forças para ser fiel ao que hoje Ele lhe falou ao coração.

Evangelho: Mateus 5, 17-19

 

“— Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei — nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.”

 

Reflexão:

No trecho de ontem, Jesus convida a ser sal da terra e luz do mundo. Isso depende de uma liberdade criativa, que não é, porém, negar a lei de Moisés. Ao contrário, como o trecho seguinte mostrará: Jesus vai além da lei.

O central no Evangelho de hoje é o que Ele afirma: “Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo.” Seu convite a nós, como discípulas e discípulos, é seguir seu caminho no sentido de praticar a Palavra e ensinar.

Por isso, na oração de hoje, contemplemos a vida de Jesus. Façamos memória do seu jeito de encontrar com as pessoas, suas opções, seus ensinamentos, seu grande amor em cada olhar, cada gesto, cada entrega. Peçamos-lhe a graça de compreender com o coração o que significa este “sentido completo”, pleno da Lei do qual ele fala. E que a contemplação nos inspire a dar mais alguns passos em seu seguimento. Que Santo Antônio, que fazemos memória neste dia, interceda por nós neste caminho.

 

Tania Pulier, esteticista da alma, membro da CVX Cardoner e da Família Missionária Verbum Dei

2 Responses to “Sentido completo”

  1. OLIMPIO FERNANDO PINTO disse:

    Pela palavra de senhor percebe que ele não vêm para aumentar o pensamento mais corrigir os erros que o homem comente

  2. Maria Sandra Castro Bessa disse:

    Muito bom. Gosto muito porque vocês ensina como fazer a oração pessoal. Simples. Muito obrigada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

top